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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Noticia - Apagão na PSN, dia 8: Sony presta contas, produtoras vão perdendo dinheiro


Depois de um pouco de silêncio, de medo e de pânico, chegamos ao oitavo dia de Apagão da PSN e a Sony Computer Entertainment America vem com o que parecem ser as primeiras medidas objetivas para tentar solucionar o problema que deixou mais de 70 milhões de pessoas offline.

No PlayStation Blog, o diretor de comunicação corporativa Patrick Seybold, que tem sido a “cara” da empresa durante essa crise, disse que entre as medidas tomadas para recuperar os serviço e torná-lo “mais seguro do que nunca” está uma nova atualização de firmware para o PlayStation 3. Entre outras coisas, ela obrigará todos a trocarem suas senhas.

Atualmente, as contas da PSN estão travadas e não é possível alterar dados pessoais ou os códigos de acesso. A previsão é que essa atualização esteja disponível tanto para o PlayStation 3 quanto para o PSP (que compartilha o mesmo serviço) em uma semana.

Além disso, a Sony está “iniciando diversas medidas que vão melhorar significativamente todos os aspectos da segurança da PlayStation Network” e dos dados pessoais dos seus usuários. Isso envolve mudar a infraestrutura da rede e o data center para um outro lugar mais seguro. Esse processo já está em andamento, segundo a empresa.

Ainda segundo Seybold, a PSN deve estar de volta na semana que vem. “Queremos deixar claro que só vamos restaurar as operações quando estivermos confiantes de que a rede está segura”, disse. E para quem está preocupado com a possibilidade de ter seus dados roubados, a Sony oferece as seguintes (e mais outras) recomendações na sua página oficial:

Segurança dos dados pessoais e financeiros:
Toda a tabela de cartões de crédito estava encriptada, e não temos evidências de que dados de cartões tenham sido levados. A tabela de dados pessoais, que estava em um setor separado, não estava encriptada mas, obviamente, estava atrás de um sistema de segurança muito sofisticado que acabou sendo quebrado no ataque malicioso.
Sobre os dados de cartão de crédito que a PSN e o Qrocity guardam ou não guardam:
Apesar de todas as informações de cartão de crédito guardadas no nosso sistema serem encriptadas e não haver evidências de que elas tenham sido levadas, não podemos descartar essa possibilidade. Se você forneceu dados do seu cartão de crédito através da PlayStation Network ou do Qrocity, avisamos por desencargo de consciência que o número do seu cartão (com exceção do código de segurança) e a data de validade podem ter sido roubadas. Tenha em mente que o código de segurança do seu cartão de crédito não foi roubado porque nunca o pedimos para ninguém que entrou na PSN ou no Qrocity, portanto ele não está salvo no nosso sistema.
Mas não são só os consumidores que estão sendo prejudicados pelo Apagão. Em declaração ao site Develop, o chefe de um grande estúdio britânico que preferiu se manter anônimo declarou que a empresa fechou a semana sem receita nenhuma, mas que as preocupações são ainda maiores.

O medo dele e de outros desenvolvedores é que os jogadores tenham medo de usar seus cartões de crédito na PSN, o que prejudicaria as vendas ainda mais.

Para contornar o problema, essa produtora está pedindo para que a Sony cancele a arrecadação de royalties, a parte dela em cada venda pela PSN, para ajudar quem foi prejudicado. Mas os danos já estariam na casa das milhares de libras, com uma previsão de queda entre 5% e 10% no volume de negócios depois que a rede voltar ao normal.

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