<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

http://meumundogamer.com.br

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Google+ Google+ Next Level Games Brasil: Notícia - Cai na rede o primeiro firmware modificado do PlayStation 3 Google Analytics Alternative

Publicidade

Últimas Notícias

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Notícia - Cai na rede o primeiro firmware modificado do PlayStation 3


O PlayStation 3 vem passando por uma séria crise de integridade nas últimas semanas. Primeiro, um grupo de hackers descobriu uma falha grave de segurança no sistema. 

Depois, o rapaz que havia destravado o iPhone foi além, liberando as chaves do castelo para quem quisesse usar. Agora foi divulgado o primeiro “Custom Firmware” para o console da Sony.

Youness Alaoumi (mais conhecido como KaKaRoToKS e, por favor, respeitem as maíusculas e minúsculas) lançou ferramentas para que qualquer usuário instale um script que altera o firmware (conjunto de “regras” de um sistema) oficial, incluindo nele uma opção para instalação de programas. Todas as versões, até a mais atual (3.55) podem ser modificadas, teoricamente.

No caso do PSP, por exemplo, um novo Custom Firmware sempre significa “melhorias” para quem não tem um olho e anda de perna de pau – mas aqui, nem tanto. Segundo KaKaRoToKS, a alteração não permite a execução de programas “homebrew” e nem a execução de cópias ilegais dos jogos. O programador garante que esse programa tem como objetivo a “instalação futura de homebrew” e que “não permitirá pirataria”. É como uma daquelas atualizações da PlayStation Network que não alteram nada quando chegam, mas que farão alguma diferença no futuro.

O verdadeiro perigo mora em outro aspecto do trabalho de Alaoumi: ele disponibilizou ferramentas para que programadores com Linux possam criar suas próprias versões do firmware modificado. E para isso se tornar alguma versão realmente mal-intencionada do sistema, você só precisa de uma garrafa de rum.

Apesar de essa ser a primeira vez que um dos chamados “CFW” é liberado para a comunidade, não é de hoje que existem técnicas para alterar as entranhas do PlayStation 3. O PSJailbreak, pendrive que “destrava” o console, usa uma técnica similar para reverter a versão do firmware e, além da pirataria, também libera o sistema para a instalação de “homebrew”.

Enquanto o feijão está claramente queimando, a Sony ainda não se pronunciou oficialmente a respeito.

Custom Firmware para o PS3 [KaKaRoTo, em inglês]

Artigos Relacionados

Últimos Comentários