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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Notícia - TGS2010: Conferência Microsoft

A conferência da Microsoft na Tokyo Game Show abriu com Takashi Sensui, diretor da divisão Xbox no Japão, falando sobre o passado e o presente do Xbox 360 por lá. A reunião apostou na diversidade de gêneros de jogos e na confiança com os produtores japoneses.

A companhia falou sobre 10 produtos que definirão o futuro do Xbox 360 e do Kinect por lá. O primeiro, como não poderia ser diferente, é Metal Gear Solid Rising. Com um trailer sendo mostrado e sob palmas, Shigenobu Matsuyama, o produtor, chega ao palco. Ele vem para demonstrar mais do sistema de corte de objetos no jogo. ''Free Cut'', ou corte livre como é chamado. Raiden corta pinos de boliche, melancia... cortando tudo na metade. Há um personagem novo chamado de Kogekko, que auxilia Raiden jogando itens para ele cortar na tech demo.

Em seguida, Phil Spencer vem ao palco falar sobre números. As vendas mundiais de jogos japoneses dobraram desde a última geração - no caso o primeiro Xbox - de US$ 1 bilhão para US$ 2,1 bilhões. Somente Halo: Reach gerou US$ 200 milhões em um dia de vendas, mais do que qualquer outro produto de entretenimento em 2010. O título também ultrapassou o recorde de Halo 3 de usuários simultâneos na Live.

Phil lembra também que o Xbox 360 é o console mais vendido nos Estados Unidos pelo terceiro mês consecutivo, e também o número um na Europa.

A partir daí, a Microsoft anunciou cinco novas parcerias para jogos exclusivos para o Xbox 360 no Japão. A primeira é com a Spike, que trará um novo Fire-Pro Wrestling com luta livre entre avatares. Este chega em 2011.

A próxima parceria é com a Treasure. Um trailer mostrar a data 14 de julho de 2520 - "O dia em que o mundo acabou". Um satélite cai na Terra e.... chega em 2011 exclusivamente no Xbox 360, via Xbox Live: Radiant Silvergun, com replays baixáveis da rede, multiplayer local e online.

Quanto ao Kinect, a novidade é um projeto de Masaya Matsuura, criador de Vib Ribbon e PaRappa the Rapper. Ele diz que ficou "chocado e impressionado" quando viu o periférico pela primeira vez. Seu jogo é Haunt, um jogo que parece inovador e divertido, com toques de horror. Sem muitos detalhes, apenas um teaser foi mostrado, com tudo muito escuro e o logo do game. Para Spencer, Haunt é apenas o início de uma bela e recompensadora parceria com Matsuura.

A próxima parceria anunciada é com a Grounding Inc., para um game chamado Project Draco, de Yukio Futatsugi. Ele diz que ''o que queria mais em seus jogos era voar, mas não com o joystick''. "Imagine você montar uma criatura gigante, dominar reinos, apontar um inimigo para atacar", completa. Em um trailer, dragões vermelhos voam por entre cânions, montados por cavaleiros mascarados. Um dos dragões prepara uma baforada e... fim do trailer, com o logo do game. Chega em 2011.

Goichi Suda, ou Suda51, é quinta parceria. Ele entra no palco com sapatos dourados. "Queria trabalhar com a Microsoft há muito tempo", diz. "Foi um longo período de namoro. Mas nos acertamos. Nós dois gostamos de David Bowie, agora podemos fazer o anúncio do casamento", completa.

A Microsoft pediu para que ele fizesse jogos para o Kinect, para os "hardcore", mas que também sejam acessíveis aos casuais. "Não podemos dar detalhes sobre nosso jogo, mas posso dar dicas...", disse. "Sem armas ou espadas, mas é um jogo de ação", completou. No trailer, alguém corre ao som de guitarras e imagens em preto e branco. Pessoas usando chapéus de times de futebol americano e máscaras de tigre e coelho... até que uma bola de fogo explode. Se chama Codename D e chega em 2011.

Phil segue e parabeniza seus cinco parceiros, garantindo que a Microsoft quer identificar os mais talentosos do Japão nesta manobra. Ele dá o palco novamente a Takashi Sensui, diretor da divisão Xbox no Japão. Sensui se diz maravilhado com as novidades.

Hora de conferirmos um pouco de Prof. Kawashima's Body and Brain Exercises no telão. O game foi recém-anunciado. Sai nos EUA e Europa no início de 2011 e utiliza o Kinect.

É a vez de Child of Eden corrigir o erro da E3 de não ter sido mostrado na conferência da empresa. Novas imagens são exibidas. Em um novo trailer, o designer Mizuguchi joga com luvas brancas. O estágio se chama "Beauty" e flores em CGI são mostradas. O jogo chega definitivamente em 2011. Mizuguchi vai ao palco para explicar mais da fase, que possui flores, céus, luzes, "basicamente coisas naturais".

"Eden, que foi infectado por um vírus, precisa ser purificado. É um jogo de tiro mas é inspirado no conceito de purificar o mundo, de torná-lo mais feliz, em um mundo cheio de esperança, juntamente com a música, para experienciar reações químicas. Para nós, é um título desafiador", diz Mizuguchi.

É a vez da Sega anunciar seu novo game para o Kinect. Se chama Rise of Nightmare, exclusivo para o periférico. Hordas de zumbis, pessoas gritando, "uma nova onda de horror", como diz o trailer. O pesadelo chega em 2011.

Mais um título inédito sendo anunciado. Um game que "volta ao Xbox com disponibilidade para o Kinect". O trailer mostra Manhattan em 2082, com navios sendo atacados por torpedos, pessoas se preparam nos decks dos navios para atacar, veículos gigantescos começam a atirar. É Steel Battalion, da Capcom, que será compatível com o Kinect de alguma forma.

Keiji Inafune, de Mega Man, vem ao palco para informar que se trata de "uma nova interpretação de Steel Battalion". A ideia e de mostrar um mundo onde os computadores desapareceram. "Sem produção de chips para computadores, isso mudaria nossa vida completamente", disse. "Antigamente o game usava aquele controle gigantesco, mas agora ele evoluiu, com a ajuda do Kinect. É algo para os jogadores tradicionais. É algo que fazemos na Capcom", completa. Inafune reconhece o potencial do Kinect não somente para os jogadores, mas também para os produtores, que poderiam renovar a indústria, especialmente no Japão.

Por fim Sensui vem ao palco novamente para finalizar a conferência, falando o quanto estas novas experiências e visões criativas são importantes. Ele garante que a Microsoft suportará os produtores japoneses neste sentido.

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