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sábado, 23 de abril de 2011

[Wii] Novas suspeitas sobre o 'Wii 2': controle com tela sensível ao toque e preço entre US$ 350 e US$ 400


Estamos a mais de um mês da E3, feira de games que acontece em Los Angeles (Califórnia, EUA), e a roda dos rumores já começou a rodar forte: principalmente em volta dos escritórios da Nintendo. 

O “Project Cafe”, dizem, será o seu novo console – “Wii 2″ – e tanto o site IGN quanto fontes da história consultadas pelo Kotaku US revelaram o que se pode esperar dessa nova máquina.

Entre os órgãos internos do aparelho estarão uma versão modificada da placa gráfica AMD R700, acompanhada de um chipset PowerPC da IBM com três núcleos. Ele poderá gerar imagens em 1080p e há a possibilidade de suporte a 3D estereoscópico, mas isso ainda não foi confirmado.

As fontes ainda dizem que o console será aproximadamente do tamanho dos primeiros Xbox 360, e talvez tenhamos uma “versão futurista do Super Nintendo” em mãos.

Outro aspecto inovador do “Wii 2″ seria seu controle. Informações adicionais de fontes na indústria confirmam rumores de que ele terá uma tela sensível ao toque de seis polegadas, dois direcionais analógicos, oito botões e uma câmera.

Mas isso não quer dizer que esse será o controle padrão de todos os jogos. Aparentemente, ainda haverá suporte ao “WiiMote”, mas ainda não está claro se haverá alguma tecnologia que deixe o reconhecimento de movimentos mais preciso que no console atual da Nintendo, como aconteceu com o Wii Motion Plus.

O aspecto interessante é que, segundo essas mesmas fontes, alguns jogos podem até misturar esses dois sistemas de controle. Em um exemplo totalmente hipotético, uma pessoa pode estar jogando o modo tênis de Wii Sports sacudindo o controle, enquanto outra aperta botões.

Apesar de o modelo padrão de controle com dois direcionais não parecer o tipo de coisa que vá conquistar apresentadores de TV como o Wii original fez, a nova configuração oferece outras possibilidades. O novo controle receberá dados do console e mostrará na sua tela informações como mapas e inventário e, por outro lado, poderá tirar fotos que serão usadas nos jogos.


A Sega fez algo bem similar com o VMU, “Memory Card com tela” do Dreamcast. Em Resident Evil Code Veronica, por exemplo, o gráfico de vida do personagem era mostrado o tempo todo na telinha do aparelho. A diferença é que, no “Café”, esse não seria um acessório a ser acoplado, mas sim parte integral do controle.

Há informações conflitantes com relação à câmera: algumas fontes dizem que ela aponta para fora, outras, que aponta para dentro. Talvez ela possa ser girada?

O controle do novo Wii ainda poderia ser usado para rodar aplicativos “complementares” aos jogos. Imagine essa ideia ruim de co-op: o jogador da telinha se preocupa em resolver vários minigames para que o jogador da telona possa continuar avançando.

O uso da tela secundária parece uma variação do conceito aplicado em jogos como o remake de Zelda: Ocarina of Time para o 3DS: em vez de quebrar o ritmo de jogo para entrar no menu e trocar de equipamento, por exemplo, é possível fazer isso rapidamente usando a parte inferior do portátil. Pensando assim, dá até para imaginar que o objetivo do “Wii 2″ seria transformar a sua sala de estar em um DS gigante – com a tela de cima na TV, e a tela de baixo nas suas mãos.

A própria Nintendo já apostou nesse tipo de tecnologia no passado. Legend of Zelda: Four Swords Adventures, para o GameCube, tinha integração com o Game Boy Advance, transformando-o numa tela secundária. Quando um dos personagens entrava numa caverna, por exemplo, a ação passava da TV para o portátil.

O primeiro Final Fantasy Crystal Chronicles é outro desses. A diferença é que, nesse caso, a tela do GBA era usada para mexer nos equipamentos, itens e alterar outras opções. Em ambos os casos, o aparelhinho também era usado como controle, deixando de lado o joystick do Cube.

Supostamente, o “Café” já estaria pronto para ir dos fornecedores aos lojistas na segunda metade de outubro , mas para dar mais tempo para os desenvolvedores se acostumarem com o hardware, a Nintendo pode não lançá-lo até o começo de 2012. E o preço? Seria de US$ 350 a US$ 400.

Como de costume, a Nintendo não comentou oficialmente essas informações, e não deve fazê-lo até a E3, que acontece entre 7 e 9 de junho.

As informações do Project Cafe [IGN, em inglês]
[Imagem: conceito do que seria o controle do novo videogame da Nintendo, com tela sensível ao toque e oito botões - IGN]
 

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