<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

http://meumundogamer.com.br

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Google+ Google+ Next Level Games Brasil: Noticia - 'Vale-tudo' da pirataria teria feito Sony tirar a PlayStation Network do ar Google Analytics Alternative

Publicidade

Últimas Notícias

terça-feira, 26 de abril de 2011

Noticia - 'Vale-tudo' da pirataria teria feito Sony tirar a PlayStation Network do ar


Por que a PlayStation Network ainda está fora do ar? A Sony Computer Entertainment America é vaga, dizendo apenas que isso tudo foi causado por uma “invasão externa” no sistema. E isso é todo o combustível necessário para que se acendam especulações incendiárias por toda a internet.

Talvez a que faça mais sentido seja esta: um “custom firmware” para o PlayStation 3 abriu a rede para que ladrões digitais pudessem baixar jogos e tudo mais que estivesse disponível na rede, de graça.

Essa teoria surgiu por um autodenominado moderador do site PSX-Scene, famoso por falar sobre a cena hacker das plataformas da Sony. Postando no Reddit,  “chesh420″ disse que a Sony tirou o serviço do ar depois que esse arquivo alterado de sistema permitiu a usuários comuns acessarem a versão da PSN exclusiva para os desenvolvedores.

Isso, diz o próprio, se transformou em um caso de “pirataria extrema”: usando esse recurso, os piratas podiam “mascarar” seus PS3, fazendo a PlayStation Network acreditar que eles eram unidades de debug e aceitar números falsos de cartões de crédito. Além do firmware alterado, também é necessária para essa fraude uma ferramenta chamada Rebug, disponível desde o fim de março. E com ela começou o “vale tudo” da pirataria na PSN.

O moderador da PSX-Scene admite que isso não passa de especulação. Mas é uma especulação interessante e que faz algum sentido. Ainda assim, privar os usuários de jogar, por seis dias, lançamentos como Mortal Kombat, SOCOM 4 e Portal 2, além de perder milhares de dólares em vendas digitais, indica que o buraco pode ser ainda mais embaixo.

Quando o serviço saiu do ar, as suspeitas apontavam para o grupo de hackers Anonymous, que ficou famoso por comprar briga com a Sony desde que a empresa decidiu processar o hacker George Hotz, um dos responsáveis por desbloquear o PS3. Eles prontamente lançaram uma nota oficial se isentando da culpa.

Ainda há outras teses que fazem menos sentido, como aquela que diz que a integração entre Steam e PSN, implementada um dia antes da grande queda, tenha influenciado de alguma maneira.

Pode ser que nada disso seja verdade, mas enquanto a Sony não abrir o jogo e disser exatamente o que está acontecendo, os rumores, a desinformação e as brigas vão continuar.

Até o momento de publicação desse texto, a rede online da Sony não havia voltado ao ar e não havia previsão de retorno.


Artigos Relacionados

Últimos Comentários