<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

http://meumundogamer.com.br

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Google+ Google+ Next Level Games Brasil: Notícia - Hackers quebram a segurança do PlayStation 3; 'homebrew' vem aí Google Analytics Alternative

Publicidade

Últimas Notícias

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Notícia - Hackers quebram a segurança do PlayStation 3; 'homebrew' vem aí


No embalo da notícia de que Call of Duty: Black Ops foi o jogo mais pirateado de 2010, vamos falar agora dos consoles. Um grupo de programadores que quebrou a segurança do Wii revelou que os dias do PlayStation 3 como plataforma mais segura da geração atual estão contados.


Durante a edição mais recente da Chaos Communication Conference, evento dedicado à comunidade hacker, a equipe responsável por destravar o Wii declarou ter encontrado a “chave de critografia privada” do PlayStation 3, uma espécie de chave-mestra que, uma vez desativada, permite, em tese, que os usuários instalem e rodem programas não-autorizados no sistema, como uma instalação do sistema operacional Linux.

O grande trunfo dos hackers foi encontrar um problema sério na segurança do console: aparentemente, para gerar a chave de segurança, o PS3 faz um cálculo usando um número que é sempre aleatório – em teoria. O que os programadores descobriram é que esse valor é sempre o mesmo, o que permite a eles completarem o resto da equação e acharem o valor da variável de criptografia, derrubando as defesas do sistema. Não é à toa que a apresentação da equipe chama-se “PS3 Epic Fail”. Por enquanto esse sistema funciona apenas em teoria. O time fail0verflow, responsável pelo feito,  prometeu, porém, divulgar um vídeo com o hack em ação.

Segundo eles, as chaves que validam a execução de jogos ou filmes em Blu-ray funcionam de maneira diferente e não há interesse em mexer nisso por enquanto. O objetivo deles era apenas ter acesso à segurança do sistema e deixá-lo aberto para quem quiser “brincar” com ele. O problema é que isso envolve tanto os “homebrewers”, aqueles que apenas desenvolvem aplicativos e jogos próprios, quanto os piratas.

Foi o que aconteceu com o BootMii, desenvolvido por essa mesma equipe há dois anos. Em tese, o que ele faz é apenas dar controle sobre todas as funções do console antes mesmo de o boot terminar – o que acabou sendo usado por outras pessoas para abrir as portas da pirataria no videogame da Nintendo.

Hoje os jogadores com papagaio no ombro já têm opções para rodar games ilegais no PlayStation 3. Além do PSJailbreak, o destravamento mais famoso, existem diversos programas feitos especificamente para esse fim.

Veja o vídeo completo da apresentação logo abaixo. Se quiser, acelere até os 33 minutos para a explicação, em inglês, sobre as chaves de segurança do PS3.





Hackers quebram a criptografia do PS3 [Engadget, em inglês]

.

Artigos Relacionados

Últimos Comentários